Dentre os participantes do Desfile Temático dos festejos Farroupilha na Capital, na noite de ontem, poucos demonstravam mais nervosismo do que Negão. O cavalo crioulo de cinco anos debutava na Avenida Edvaldo Pereira Paiva e não parava de relinchar e remexer-se sobre asfalto, como se estivesse na fazenda de sua origem, em Viamão.
A tarefa de abrir o desfile e contar a história do povo gaúcho virou tarefa dele e de seu domador, Cleonilton Almeida, 45 anos, o Nito.
Projeto reuniu carnavalescos das mais variadas escolas
O trabalho de 60 profissionais, entre marceneiros, ferreiros e decoradores, que durou quase 50 dias, não foi prejudicado pelo mau tempo. Luzes abrilhantaram a avenida, os carros temáticos, de aproximadamente 15 metros de comprimento e seis metros de altura, e os três elementos cênicos. Outros três grupos se apresentaram em solo, retratando passagens da história gaúcha, que vai desde a permanência dos jesuítas em território gaúcho até a Revolução Federalista. O projeto, que custou mais de R$ 900 mil, juntou carnavalescos das mais variadas escolas.
Texto: Kamila Almeida, Zero Hora