quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Você conhece a história da Catedral

Em junho deste ano, o calçamento da Praça Pinheiro Machado, onde está a Catedral Angelopolitana precisou ser refeito. Foi o reparo mais recente para normalizar o acesso a uma obra que tem uma longa história. Até os moradores poderem apreciar as belas formas da catedral, muitas transformações foram feitas.
  


Fachada da antiga Catedral em 1900
Na origem, o que se tinha era o templo da Redução de Santo Ângelo Custódio, datado do começo de 1700. Com a destruição dos Sete Povos, tudo caiu em ruínas, mas em 1888, as pedras do antigo templo foram utilizadas na segunda construção. A etapa seguinte aconteceu em 1929, quando foi lançada a pedra fundamental que veio substituir a antiga Igreja Matriz. Alexandre Martins da Rosa, Januário Fernandes, Homero Bittencourt,Geraldino Câmerae o padre Henrique Hings foram os idealizadores do projeto, arrojado para a época.


Interior da Catedral em 1920

Em 1955,ValentinVon Adamovich concluiu a fachada da igreja. E no ano de 1971foram concluídas as torres da Catedral Angelopolitana, que havia alcançado esta condição em 1962. Em outubro de2008, a catedral foi reaberta ao público depois de uma ampla reforma nas áreas interna e externa da igreja.





Texto:  Mauro Toralles, Zero Hora